Lixo

Posted: May 31, 2011 in Lixo é no LIXO

  O mundo está em caos,

  Precisa de Ajuda!               

    O que você esta fazendo                      

 para ajuda-lo?

O que é lixo?

“Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora. Os dicionários de língua portuguesa definem a palavra como sendo: coisas inúteis, imprestáveis, velhas, sem valor; aquilo que se varre para tornar limpa uma casa ou uma cidade; entulho; qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado.
 Infelizmente a cultura do desperdício ainda é bastante presente em nosso povo. A situação econômica do Brasil melhorou de 10 anos para cá, resultando em aumento da demanda/procura tanto de bens de consumo (alimentos, bebidas, combustíveis etc.) quanto de bens duráveis (eletrodomésticos, carros, móveis etc.). A produção teve que acompanhar este crescimento e para isso foi preciso aumentar a extração de matéria-prima e o consumo de energia. Pesquisando na internet verifiquei que a quantidade diária de lixo urbano coletado no Brasil é de 228.413 toneladas, o que representa 1,25 Kg diários por cada um dos cerca de 182.420.808 habitantes. O que fazer para reduzir esse volume?”

Por Marcos Aurélio Duda

O que é Lixo…

Lixo, ou resíduo, é qualquer material sem utilidade para quem o detém. O termo lixo aplica-se geralmente para materiais no estado sólido.

Lixo Orgânico

Restos de comida, folhas de árvore e outros materiais que entram em decomposição facilmente. Podem ser transformados em adubo.

Importante: papel higiênico, guardanapos e fraldas descartáveis vão sempre no lixo orgânico.

Resíduo Seletivo

São resíduos que não possuem origem biológica ou que foram produzidos pelo ser humano. São plásticos, metais, vidros e papéis. A maior parte desses resíduos é reciclável, mas há exceções.

Lixo Ambulatorial

É o lixo produzido por hospitais, postos de saúde, farmácias, ou proveniente de residências, como seringas e agulhas utilizadas para aplicação de insulina. Seringas e agulhas usadas em casa devem ser devolvidas nos postos de saúde do município.

Pneus

Os fabricantes são responsáveis pela destinação final dos pneus. Por isso, na hora de trocar os pneus, o correto é deixá-los no local de compra ou no ponto de troca.

Lâmpadas fluorescentes

Também devem ser devolvidas às lojas onde foram compradas. Por contarem com material tóxico, não devem ser colocadas nem no lixo orgânico nem no seletivo.

Pilhas

A partir de uma alteração na legislação, ocorrida em 2010, as pilhas devem ser devolvidas ao fabricante ou à loja em que foi feita a compra.

Baterias de celular e computador

O correto é devolver as baterias de celulares nas lojas que vendem os aparelhos. Eles devem receber esse tipo de material. O mesmo deve ser feito com as baterias de notebooks.

Óleo de Cozinha

Não jogue o óleo usado em frituras na pia. O correto é colocá-lo em embalagens PET (refrigerante ou água), fechar bem e dispor o material para coleta seletiva. Esse óleo vai para as associações de reciclagem e será reutilizado pela indústria, que o transformará em biocombustível ou material de limpeza.

Móveis, fogões, geladeiras, TVs

Esses produtos não devem ser colocados na rua e muito menos descartados em áreas verdes, represas ou arroios. O correto é telefonar para a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) da CODECA: fone 3224-8000. Será definido um dia em que os utensílios serão coletados pela coleta especial da CODECA.

Vestuário

Roupas e sapatos, quando ainda tiverem condições de uso, devem ser doados para entidades assistenciais. Se não puderem ser reaproveitados por outras pessoas, devem ser destinados para a coleta orgânica.

Entulhos de obras

Entulhos e restos de obras são recolhidos por empresas especializadas. A CODECA não recolhe esse tipo de resíduos, por isso o material não deve ser disposto em contêineres ou lixeiras. O mesmo vale para galhos de árvores.

Animais mortos

A CODECA faz o recolhimento de animais mortos encontrados em vias públicas. Nesses casos, comunique pelo CAC (telefone 3224.8000).

Lixão

São depósitos de lixo a céu aberto, sem nenhum tipo de tratamento. Podem ser de dois tipos: oficiais (de conhecimento do Poder Público) ou clandestinos. É comum o lixão contaminar o solo, o subsolo e os lençóis freáticos, destruindo a vegetação nas proximidades e poluindo a água. CAXIAS DO SUL NÃO TEM LIXÃO OFICIAL.

Aterro Sanitário

É um depósito que, antes de receber o lixo orgânico, é preparado para evitar a contaminação do meio ambiente. Em Caxias do Sul, o Aterro Sanitário São Giácomo (já desativado) foi estruturado com modernas tecnologias para evitar que o chorume e o gás metano poluam o solo, a água e o ar.
A partir de 2010, o lixo orgânico da cidade passou a ser depositado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Rincão das Flores, em Vila Seca. Trata-se de um moderno aterro, que segue todas as normas ambientais e prevê inclusive produção de energias alternativas a partir dos gases gerados pelo lixo.

Fonte: http://www.codeca.com.br/lixo_o_que_e_lixo.php

A coleta seletiva é um serviço especializado em coletar material devidamente separado pela fonte geradora. Este sistema facilita a reciclagem porque o material permanece limpo e com maior potencial
de reaproveitamento.

Os Materiais devem ser SEPARADOS antes de colocados nos coletores, para melhor acondicionamento e higiene.

O Brasil, produz 241.614 toneladas de lixo por dia. 76% são depositados a céu aberto em lixões, 13 % são depositados em aterros controlados. 10% em usinas e 0,1% são incinerados. Sendo que 53% são de restos de comida.É muito desperdício! ambientais:

  • Redução de custos com a disposição final do lixo (aterros sanitários ou incineradores).
  • Diminuição de gastos com a remediação de áreas degradadas pelo mal acondicionamento do lixo.
  • Educação e conscientização ambiental.
  • Reconhecer-se enquanto indivíduo e reconhecer o meio na qual se vive. Revendo assim a interação “eu-mundo”.
  • Geração de Renda e benefício social.
  • Minimização significativa das despesas nas compras de materiais, e do desperdício utilizados no dia-a dia dentro da empresa.

http://www.recicologias.com.br/coleta.html

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s