…doenças provocadas pelo lixo

Posted: May 31, 2011 in Lixo é no LIXO

 

Entrevista sobre doenças provocadas pelo lixo      
Escrito por Kalyne Cunha e Kalyne Figueredo   
Ter, 29 de Junho de 2010 17:39
Entre tantas doenças que prejudicam o homem, existem também as relacionadas ao lixo domiciliar. Enfermidades provocadas por vermes, doenças respiratórias relacionadas à poluição do ar, contaminação do solo, são alguns dos problemas urbanos que afetam a nossa cidade. O Professor da UFMA de Impertariz, Paulo Roberto da Silva, farmacêutico com habilitação em Análises Clínicas e Indústria Farmacêutica (UFJF), esclarece, em entrevista ao Imperatriz Notícias, como o lixo pode ser prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente.

1-Quais as principais doenças causadas pelo lixo?

Salmoneloses, chegueloses, doenças que causam diarréia. Parasitoses e endoparasitoses causadas por vermes como: giárdia, ameba. Os Resíduos de Serviço de Saúde (RSS), conhecido como lixo hospitalar, veiculam três principais vírus: HIV, hepatite C e B.

2-Quem são os principais alvos do lixo?

São os agentes etiológicos como: solo, ar, água e o alvo final é o ser humano.

3-Quais cuidados básicos devemos ter para evitar a contaminação por meio do lixo?

Separação adequada do lixo por meio de uma coleta seletiva. Destinar o lixo em locais adequados como aterros sanitários e não lixões. Usar segregação e destinação adequada dos Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) e a incinerarão desse lixo deve ser realizada com filtro Epa de alta capacidade filtrante. O filtro retém dioxinas e furanos, altamente cancerígenos, que são liberados na queima do plástico.

4-Qual tipo de lixo pode ser considerado mais nocivo à saúde humana e ao meio ambiente?

O imediato é o RSS, a longo prazo são os resíduos contaminado por metais pesados, por serem bioacumulativos, ou seja, acumulam metais na cadeia alimentar. Se o metal pesado está na água o peixe está contaminado e quem comê-lo certamente se contaminará.

5-Qual é a realidade dos resíduos de serviço de saúde de nossa cidade? Como os profissionais podem ser prejudicados com o manuseio inadequado do lixo?

Há uma coleta específica em clínicas, hospitais, farmácias. Há uma separação adequada, porém a destinação final é inadequada porque é feita em lixões que se mistura ao lixo comum e os catadores de lixo estão diretamente expostos a esses resíduos. A categoria mais afetada com o lixo é os profissionais da limpeza e os técnicos e auxiliares de enfermagem. Quanto menor o grau de instrução maior é o risco

6-Quais os riscos que os lixões oferecem à saúde dos catadores e da comunidade?

A contaminação do solo, ar e água e o perigo de se cortarem com o material perfurocortante de hospitais.

7- De que forma a queima do lixo pode trazer riscos à saúde da população?

A queima do plástico libera como principais produtos químicos: dioxinas e furanos, substancias cancerígenas. O Co e CO2 também são liberados na queima do lixo e podem provocar doenças respiratórias.
http://www.imperatriznoticias.com.br/component/content/article/69-boxes/551-entrevista-sobre-doencas-causadas-pelo-lixo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s